São Gonçalo elege novas instituições para o Conselho Municipal de Meio Ambiente

São Gonçalo elege novas instituições para o Conselho Municipal de Meio Ambiente
Foto: Renan Otto/ Evento reforça participação popular e elege representantes da sociedade civil

Nesta terça-feira (29), a Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, foi palco do Fórum Eleitoral do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Gonçalo (COMMADS-SG). Com o tema “Cidadania para o desenvolvimento sustentável”, o evento teve como objetivo a eleição das organizações da sociedade civil que irão compor o Conselho no biênio 2025-2027.

Criado pela Lei nº 26/1998, o COMMADS é um órgão permanente, de caráter consultivo, com a função de apoiar tecnicamente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Transportes. O processo seletivo visa o preenchimento de seis vagas para entidades com, no mínimo, dois anos de atuação comprovada na área ambiental. Cada entidade titular terá também um suplente, sendo permitida a recondução após o término do mandato de dois anos.

A abertura do evento foi conduzida pelo secretário de Meio Ambiente e Transportes e atual presidente do COMMADS, Fabio Lemos, que destacou a importância do espaço como ferramenta de participação popular

 “Este encontro é um momento importante para reforçar o papel do Conselho como espaço de diálogo, construção coletiva e participação popular, essencial para fortalecer nossas ações em defesa do meio ambiente”, afirmou.

Durante o fórum, os participantes acompanharam a palestra do administrador da APA do Engenho Pequeno, Allan Medeiros, com o tema “Meio Ambiente em São Gonçalo: Desafios, Ações e a participação do COMMADS”. Também foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno do Fórum Eleitoral.

Ao final do processo, foram eleitas as seis instituições titulares que irão compor o Conselho no próximo biênio:

– Associação Educacional Luna Carrascosa

– Cruz Vermelha Brasileira – Filial São Gonçalo

– Instituto Abraço do Tigre

– Instituto Alécio Emerick

– Instituto Social de Apoio ao Portador de Espondilite Anquilosante (ISAPEA)

– Movimento Preservar

As entidades suplentes definidas foram:

– Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e áreas afins (SINTICOM)

– Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ)

– União dos Pescadores e Maricultores de São Gonçalo (UNIPESCA)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support