São Gonçalo elege novas instituições para o Conselho Municipal de Meio Ambiente

Nesta terça-feira (29), a Área de Proteção Ambiental (APA) Estâncias de Pendotiba, em Maria Paula, foi palco do Fórum Eleitoral do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Gonçalo (COMMADS-SG). Com o tema “Cidadania para o desenvolvimento sustentável”, o evento teve como objetivo a eleição das organizações da sociedade civil que irão compor o Conselho no biênio 2025-2027.
Criado pela Lei nº 26/1998, o COMMADS é um órgão permanente, de caráter consultivo, com a função de apoiar tecnicamente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Transportes. O processo seletivo visa o preenchimento de seis vagas para entidades com, no mínimo, dois anos de atuação comprovada na área ambiental. Cada entidade titular terá também um suplente, sendo permitida a recondução após o término do mandato de dois anos.
A abertura do evento foi conduzida pelo secretário de Meio Ambiente e Transportes e atual presidente do COMMADS, Fabio Lemos, que destacou a importância do espaço como ferramenta de participação popular
“Este encontro é um momento importante para reforçar o papel do Conselho como espaço de diálogo, construção coletiva e participação popular, essencial para fortalecer nossas ações em defesa do meio ambiente”, afirmou.
Durante o fórum, os participantes acompanharam a palestra do administrador da APA do Engenho Pequeno, Allan Medeiros, com o tema “Meio Ambiente em São Gonçalo: Desafios, Ações e a participação do COMMADS”. Também foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno do Fórum Eleitoral.
Ao final do processo, foram eleitas as seis instituições titulares que irão compor o Conselho no próximo biênio:
– Associação Educacional Luna Carrascosa
– Cruz Vermelha Brasileira – Filial São Gonçalo
– Instituto Abraço do Tigre
– Instituto Alécio Emerick
– Instituto Social de Apoio ao Portador de Espondilite Anquilosante (ISAPEA)
– Movimento Preservar
As entidades suplentes definidas foram:
– Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e áreas afins (SINTICOM)
– Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ)
– União dos Pescadores e Maricultores de São Gonçalo (UNIPESCA)