Implantação do novo Comércio Popular de Manilha promete mais organização, segurança e qualidade de vida

Implantação do novo Comércio Popular de Manilha promete mais organização, segurança e qualidade de vida
Foto: Prefeitura de Itaboraí

Visando um novo começo para o Centro de Manilha, o  subprefeito de Itaboraí, Hédio Mataruna e o subprefeito de Manilha, Júnior Abreu, se reuniram, nesta segunda-feira (28/04), com representantes das secretarias municipais de Transporte (SEMTRANS), Segurança (SEMSEG) e Fazenda e Tecnologia (SEMFAZ), juntamente com suas equipes, para alinhar os ajustes finais da implantação do Comércio Popular de Manilha. O projeto será um marco histórico na reorganização das vias públicas da região, trazendo mais organização, segurança, qualidade de vida e dignidade para trabalhadores e moradores. A reunião aconteceu na sala de reuniões do Enterprise City Center, no Centro.

A previsão é que a desocupação das atuais barracas tenha início na próxima segunda-feira (05/05), com a abertura oficial do novo espaço de comércio popular marcada para o dia 12 de maio. Ainda no dia 05 de maio, a Rua Arthur Souto será fechada permanentemente, dando espaço ao novo modelo de ordenamento urbano.

Os trabalhadores serão divididos em dois setores: o comércio popular migrará para a Rua Arthur Souto, enquanto os vendedores de alimentos, conhecidos como food trucks, serão realocados para a Rua 5, ambas localizadas no Centro de Manilha. Até o momento, 39 ambulantes estão confirmados para a Rua Arthur Souto e 20 ocupantes de food trucks para a Rua 5. O novo Comércio Popular de Manilha funcionará em dois horários: das 7h às 19h para a feira do dia e das 18h às 4h para o comércio alimentício.

Essa grande mudança trará benefícios diretos para a população, como uma melhora visual significativa da região, mais segurança para quem transita pelo local e melhores condições de trabalho para os vendedores. Além disso, o trânsito será fluido e mais organizado, promovendo o bem-estar de todos.

Como parte do compromisso da Prefeitura de Itaboraí em garantir um espaço seguro e adequado para os comerciantes e para a população, será implantada uma base de apoio na Rua Arthur Souto e dois pontos de apoio, localizados na entrada de Manilha e na Rua 5 (Rua dos Food Trucks). Além disso, haverá fiscalização constante e plantão de 24 horas com agentes de Postura, Guarda Municipal e Trânsito.

Ainda dentro desse compromisso, as secretarias municipais de Saúde e Defesa Civil realizarão, na próxima terça-feira (06/05), um treinamento e orientação para todos os trabalhadores que atuarão no novo espaço, reforçando a importância da segurança e boas práticas no comércio popular.

Representando o prefeito Marcelo Delaroli, o subprefeito Hédio Mataruna destacou a importância da implantação do novo Comércio Popular de Manilha.

“Este projeto é muito mais do que a reorganização do espaço urbano. É sobre cuidar das pessoas, oferecer dignidade para quem trabalha e segurança para quem passa. Estamos escrevendo um novo capítulo para Manilha, com mais organização, saúde e bem-estar para todos”, afirmou Hédio Mataruna.

É importante destacar que todos os comerciantes da área foram devidamente cadastrados pela Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia (SEMFAZ). Para isso, foram realizadas duas reuniões com os trabalhadores locais, focadas na conscientização e organização para a assinatura do termo de cessão de uso do espaço no novo Comércio Popular.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support