Niterói recebe a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision

Niterói recebe a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision
Crédito: Divulgação

Prefeitura apoia o evento, que será realizado no Reserva Cultural

A partir desta quarta-feira (23), o cinema europeu toma conta de Niterói. O Reserva Cultural, em São Domingos, abre as portas para a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision, que vai agitar a cena cultural da cidade até o dia 30 de abril. O evento tem apoio da Prefeitura de Niterói.

A cerimônia de abertura acontece no dia 23 de abril e contará com a presença do prefeito Rodrigo Neves e do presidente da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), André Bento. A noite de gala reunirá ainda diretores, atores, atrizes, autoridades e personalidades do meio cultural. Nos dias 24 e 25, haverá sessões especiais seguidas de debates, com a presença de convidados como os diretores Tom Tykwer e Morgan Simon.

“Niterói tem se consolidado como uma das principais referências culturais do Brasil. Receber a primeira edição do Festival de Cinema Europeu Imovision reforça essa vocação da nossa cidade, que une arte, arquitetura, turismo e inovação. É um orgulho ver Niterói no roteiro internacional do cinema e promover esse intercâmbio cultural com grandes produções europeias”, destaca o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Durante oito dias de programação, o público poderá conferir 14 filmes inéditos e premiados, vindos de países como Alemanha, França, Grécia, Islândia, Itália, Noruega, Suíça e Ucrânia — uma amostra rica e diversa da produção contemporânea do cinema europeu.

O diretor alemão Tom Tykwer, de “Corra, Lola, corra”, conta que é a segunda vez que vem ao Brasil e não vê a hora de apresentar seu novo filme, “A luz”, ao público brasileiro.

“Estive no país há 25 anos, no lançamento de ‘Corra, Lola, corra’ no Rio de Janeiro, e fico muito feliz por trazer ‘A luz’ para o Brasil e o Festival Imovision. É um filme pelo qual tenho muito carinho e estou ansioso para ver a resposta da plateia”, diz ele.

Destaques da programação

Entre os filmes confirmados estão “Dreams”, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim 2025, e “Entre nós, o amor”, produção francesa dirigida por Morgan Simon. Outro destaque da França é “Brincando com fogo”, das irmãs Delphine e Muriel Coulin, estrelado por Vincent Lindon, vencedor do prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza 2024.

A Alemanha será representada por “A luz”, novo longa do diretor Tom Tykwer. Já o cinema grego chega com “Síndrome da apatia”, de Alexandros Avranas, premiado no Festival de Veneza 2024.

Entre os italianos, destacam-se “Ópera – Canção para um Eclipse (The Opera!)”, releitura moderna do mito de Orfeu e Eurídice, com figurinos assinados por Dolce & Gabbana e participação de Rossy de Palma e Vincent Cassel; e “Em qualquer lugar, a qualquer hora,” de Milad Tangshir, drama social que homenageia o clássico “Ladrões de bicicleta”, de Vittorio De Sica.

A programação inclui ainda “Emanuelle e Monsieur Aznavour”, cinebiografia do lendário cantor francês, além de produções de Islândia, Noruega, Suíça e Ucrânia.

Para André Bento, presidente da Neltur, a realização do festival reforça o posicionamento de Niterói como um importante polo cultural e turístico do Estado do Rio.

“Eventos como este fortalecem o turismo, movimentam a economia criativa e divulgam os atrativos culturais e naturais da cidade, que tem mais de 50% do seu território composto por áreas verdes preservadas”, explica André Bento.

Ele lembra ainda que a Prefeitura de Niterói está desenvolvendo o projeto de um novo equipamento cultural: o primeiro museu do país dedicado à história do cinema brasileiro, que funcionará ao lado do Reserva Cultural, no prédio projetado por Oscar Niemeyer em formato de rolo de filme. O museu terá uma linha do tempo com os principais marcos da trajetória do cinema nacional, exibições de curtas-metragens, documentários e objetos históricos.

Jean Thomas Bernardini, fundador da Imovision, celebra a realização do festival em Niterói.

“Este festival concretiza um sonho antigo: levar o melhor do cinema europeu para além dos grandes centros, oferecendo ao público uma programação de qualidade, com uma curadoria forte e acessível. É um movimento de celebração e democratização do cinema de arte no Brasil”, afirma.

Sessões com debates

Na quinta-feira (24) e na sexta (25), haverá sessões especiais seguidas de debates com convidados internacionais.

Na quinta (24), serão três filmes: “A luz”, às 14h, com a presença do diretor alemão Tom Tykwer; “O último moicano”, às 18h, com a presença do diretor francês Frédéric Farruci, e “Emmanuelle”, às 20h45, com a presença da diretora Audrey Diwan.

Na sexta (25), é a vez dos longas “Misty”, às 14h30, seguido de conversa com o diretor suíço Georges Gachot; “Entre nós, o amor”, às 17h30, com bate-papo com o diretor francês Morgan Simon, e “Síndrome de apatia”, às 20h25, com a presença do diretor grego Alexandros Avranas  e da atriz Eleni Roussinou.

O pôster oficial do Festival de Cinema Europeu Imovision homenageia a cidade anfitriã ao destacar a silhueta do Reserva Cultural, ícone do Caminho Niemeyer, símbolo da união entre turismo, cultura, arte e arquitetura em Niterói.

 A programação completa, com preços dos ingressos, está no site: https://www.reservacultural.com.br/niteroi/.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support