Saúde avança com novas unidades em São Gonçalo

Saúde avança com novas unidades em São Gonçalo
Fotos: Julio Diniz

Lagoinha vai ganhar clínica municipal e ampliar atendimento

Com a intenção de descentralizar serviços, novas unidades de saúde estão sendo montadas com equipamentos de exames de imagem fora dos grandes centros, mas em locais de grandes concentrações urbanas para que os gonçalenses tenham acesso facilitado mais perto de casa. Este é o caso da Clínica Municipal Gonçalense Lagoinha, que vai oferecer serviços diferenciados, além de vários outros que já fazem parte da rede da Atenção Básica. 

A obra da unidade está quase pronta, o mobiliário e utilitários já chegaram e os ares-condicionados estão instalados. Faltam as instalações de alguns equipamentos e outros ajustes para que a clínica seja completamente finalizada e entregue à população. A unidade vai quadruplicar a capacidade de atendimento da USF Lagoinha, que será desativada. 

“Atualmente, a USF pode atender 4 mil usuários. Com a inauguração da clínica, serão 16 mil pacientes em ambientes completamente humanizados, climatizados e padronizados, como as demais unidades de saúde que foram revitalizadas. E ainda com o diferencial de oferecer exames de imagem”, informou a subsecretária da Atenção Básica, Luene Gonçalves. 

No local, os gonçalenses terão médicos generalistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, além dos profissionais do eMulti – equipe multiprofissional composta por nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo. Dentistas e equipes dos programas da Atenção Básica estarão disponíveis, assim como exames laboratoriais.

A unidade terá recepção ampla com duas salas de espera, sala multiuso, consultórios multifuncionais, odontológico com escovódromo e ginecológicos, salas de curativo, procedimentos, utilidades, acolhimento, imunização, coleta laboratorial, estoque, inalação, esterilização, administração, direção, refeitório, farmácia, almoxarifado e área livre de convivência. 

A clínica obedece todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com climatização e acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support