Colégio Estadual é invadido e furtado no Fonseca, em Niterói

Colégio Estadual é invadido e furtado no Fonseca, em Niterói
Foto: Rede Social

Mais uma unidade de ensino da rede pública estadual foi alvo da criminalidade em Niterói. O Colégio Estadual José Bonifácio, localizado no bairro Fonseca, na Zona Norte da cidade, foi invadido e furtado na madrugada desta terça-feira (15).

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc), os criminosos arrombaram a porta de ferro da escola e destruíram diversos aparelhos de ar-condicionado para retirar cobre e outras peças metálicas. Um rastro de destruição foi deixado na unidade, com plásticos, fios e equipamentos espalhados pelo chão. Um dos portões de ferro também foi completamente danificado.

A Seeduc informou que um boletim de ocorrência foi registrado e que o caso foi incluído no Registro de Violência Escolar (RVE), banco de dados que mapeia ocorrências de crimes em unidades da rede estadual.

Por conta dos danos causados, as aulas estão sendo ministradas de forma simultânea — presencialmente e por meio de plataformas online — até que os reparos sejam concluídos.

Procurada pela reportagem, a Polícia Militar não havia se manifestado até o momento da publicação para informar se foi acionada para a ocorrência.

Crimes em série contra escolas

O caso do Colégio José Bonifácio não é isolado. No início de abril, a UMEI Governador Eduardo Campos, no bairro Maria Paula, também foi invadida. Criminosos furtaram duas televisões e uma caixa de som da unidade.

Já em fevereiro, a Unidade Municipal de Educação Infantil Alberto de Oliveira, localizada no Centro de Niterói, foi alvo de criminosos por dois dias seguidos. Foram levados ventiladores, cabos de energia, tablets, televisores e partes de aparelhos de ar-condicionado. A unidade fica a poucos metros da Câmara Municipal e da 76ª Delegacia de Polícia.

Os casos acendem um alerta para a crescente onda de ataques a escolas públicas na cidade, revelando a vulnerabilidade das instituições diante da falta de segurança.

FACTHO Jornalismo — A verdade que ninguém mostra.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support