Defesa Civil inicia a segunda turma de voluntários de 2025

Mais de 20 alunos terão aulas teóricas e práticas
A Defesa Civil de São Gonçalo deu início nesta segunda-feira (14) às aulas da segunda turma de voluntários de 2025. A aula inaugural do Curso de Voluntários aconteceu às 10h, na Uniasselvi, no Partage Shopping e os alunos conheceram sobre as legislações e responsabilidades da Defesa Civil.
A aula foi ministrada pelo subsecretário da Defesa Civil, major Felipe Assumpção, que reforçou a importância do curso.
“Tenho uma satisfação enorme em ver mais uma turma se formando. Quanto mais pessoas entenderem o que a Defesa Civil faz, a cidade vai ficar mais segura. O nosso trabalho é interminável e sabemos da importância de contarmos com um ombro amigo, os voluntários fazem toda a diferença”, disse.
O curso propõe debates sobre temas como noções básicas de Defesa Civil e voluntariado, comunicação de emergência, abrigos temporários, produtos perigosos, combate a princípios de incêndio, orientações sobre primeiros socorros, importância da higienização das residências após chuvas, dentre outros.
Para encerrar o curso, os futuros voluntários vão participar de atividades práticas na Área de Proteção Ambiental (APA) do Engenho Pequeno.
A aluna Damiana Rosa, de 64 anos, afirmou estar empolgada para receber os ensinamentos do curso.
“Meu interesse pelo curso é por querer colaborar com os moradores da área onde moro, no Boaçu. Me senti na obrigação, com essa oportunidade, de aprender sobre as tarefas da Defesa Civil. Eu sou manicure e vou a diversos domicílios, sei as dificuldades que os bairros da cidade enfrentam e quero me sentir útil para ajudar no que for necessário”, declarou.
No final do curso, os voluntários ganham um certificado. Cabe reforçar que os voluntários saem formados, mas não possuem a capacitação para salvar e resgatar pessoas como bombeiros ou agentes da Defesa Civil. O voluntário tem um tratamento direcionado, apoiando abrigos, organizando mantimentos e catalogando pessoas que precisarem de ajuda.