Funasg cria grupo de acolhimento para cuidadores de pessoas autistas

Estão abertas as inscrições para o grupo “Cuidando de Quem Cuida – Funasg Azul” para servidores públicos do município, ativos e inativos, e seus dependentes. A previsão para o início dos encontros é final de abril, a depender do número de inscritos. Fornecido pela Fundação de Assistência à Saúde dos Servidores de São Gonçalo (Funasg), o grupo de fortalecimento se dedica a quem cuida de pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), sejam mães, pais, avós e avôs, dentre outros.
Os encontros do grupo acontecerão durante um ano, até 2026, sempre das 10h às 11h, às sextas-feiras, na sala de fonoaudiologia da Funasg, no Centro. O objetivo do grupo é trocar experiências, promover o acolhimento e apoio para aqueles que cuidam de quem tanto amam, diminuir o estresse dos cuidadores, divulgar material científico informativo, fomentar um espaço de escuta qualificada e instrumentalizar os cuidadores.
“Queremos propor o acolhimento e o apoio para quem cuida de quem ama. Os encontros do grupo serão gratuitos e semanais para a escuta qualificada e discussão de temas solicitados pelos cuidadores e percebidos como necessários de acordo com as demandas trazidas pelos próprios membros”, afirmou o presidente da Funasg, Eugênio Abreu.
Durante os encontros, estará presente uma equipe multidisciplinar, além da fonoaudióloga Priscila Silveira e da assistente social Cássia Regina, que já atendem na Funasg.
“Esse é o primeiro grupo focado nos cuidadores de pessoas com o TEA, que cuidam dos filhos, levam para a terapia e outros lugares todos os dias, mas não cuidam de si e isso gera uma estafa muito grande. Cuidar de criança já é uma demanda grande, cuidar de uma criança atípica é muita demanda maior ainda e causa uma sobrecarga. Foi a partir daí que começamos e resolvemos fazer esse grupo. Será um espaço para uma família ouvir a outra, porque só quem vive as mesmas situações entende o outro, mediado por profissionais de saúde. Essa sobrecarga gera demandas emocionais nos cuidadores, que acabam percebendo que não dão conta de outros aspectos da vida”, afirmou Priscila Silveira, fonoaudióloga que mediará o grupo.
Para se inscrever no grupo, basta ser um servidor com vínculo com a Funasg (ou dependente) e procurar a fundação pelo telefone, através dos números (21) 2199-6520 ou (21) 2199-6519 ou pelo Whatsapp (21) 99254-4448, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Uma outra forma de inscrever é ir até a Funasg, que fica localizada na Rua Aluísio Neiva, 808, Centro de São Gonçalo.