MPRJ discute acordo com a FIERJ para combater intolerância religiosa

MPRJ discute acordo com a FIERJ para combater intolerância religiosa
Reprodução: MPRJ

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta segunda-feira (08/04), representantes da Procuradoria da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) para tratar de um acordo de cooperação técnica voltado ao enfrentamento do antissemitismo e da intolerância religiosa em geral. O encontro foi promovido pela Coordenadoria de Direitos Humanos e Controle de Convencionalidade (CDHCC) e pelo Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV), ambos vinculados à Subprocuradoria-Geral de Direitos Humanos e Proteção à Vítima (SUBDHPV).

A iniciativa faz parte de um movimento do MPRJ para estreitar laços com a sociedade civil e fortalecer ações em defesa da liberdade religiosa, independentemente de crença ou tradição. O diálogo institucional começou a se consolidar após a participação do MPRJ na Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em janeiro, e se intensificou após reuniões com a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio, incluindo representantes de religiões de matriz africana.

Durante o encontro, realizado no edifício-sede do MPRJ, também participaram membros do Ministério Público atuantes na área de direitos humanos e vítimas, além de representantes jurídicos da FIERJ. A proposta do acordo é ampliar mecanismos de cooperação, troca de informações e fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção da liberdade religiosa e ao combate a discursos de ódio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support