São Gonçalo terá duas novas unidades socioeducativas; MPRJ vistoria obras em andamento

São Gonçalo terá duas novas unidades socioeducativas; MPRJ vistoria obras em andamento
Foto: Ministério Publico

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Força-Tarefa do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (FT-Degase), vistoriou nesta quinta-feira (3) as obras de duas novas unidades socioeducativas em São Gonçalo. A visita faz parte do acompanhamento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o MPRJ e o governo do Estado.

Uma das unidades, que antes operava como centro de semiliberdade, está sendo transformada em unidade de internação. O segundo imóvel, recém-desapropriado pelo Estado, será destinado a adolescentes em cumprimento de medida de semiliberdade.

A vistoria contou com a presença da promotora Fernanda Sodré, coordenadora da Força-Tarefa, acompanhada dos promotores Afonso Henrique Reis Lemos Pereira e Bruno Cavaco. Também estiveram presentes representantes do Degase, como Leandro Torres, subdiretor geral, e Evangelina Maria Dantas de Andrade, coordenadora de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

A expectativa, segundo o Degase, é que as duas unidades entrem em funcionamento ainda em 2025. “Essa é uma demanda antiga, já que adolescentes da região de Niterói e São Gonçalo precisam cumprir medidas de internação na capital. Isso dificulta o contato com familiares e prejudica o processo de ressocialização”, explicou Fernanda Sodré.

A Força-Tarefa é vinculada à Subprocuradoria-Geral de Justiça de Atuação Especializada e teve seu prazo prorrogado recentemente. O TAC, firmado inicialmente em 2006 e renovado em 2021, prevê a regionalização e ampliação de vagas para medidas

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support