São Gonçalo inicia vacinação em shopping no Centro

São Gonçalo inicia vacinação em shopping no Centro
Fotos: Julio Diniz

Nesta quarta-feira (26), teve início o Partage Day, uma parceria entre a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo e o Partage Shopping, no Centro, para realizar uma ação com oferta de vacinas até sexta-feira (28), das 10h às 14h. A Coordenação de Imunização disponibilizará os imunizantes contra o HPV, hepatite B, tétano, covid-19, febre amarela e tríplice viral no evento.

“Estamos trazendo essa ação para o Partage, que é uma parceria, porque entendemos que muitas pessoas podem ter dificuldade de ir até as unidades de saúde. Assim, facilitamos o acesso para a população. Este é apenas o início de uma grande parceria para aumentar ainda mais a cobertura vacinal”, afirmou Ingrid Perni, coordenadora de imunização do município.

A vacina contra o HPV está disponível para crianças e adolescentes entre 9 e 19 anos. A vacina contra hepatite B é aplicada aos bebês recém-nascidos e a partir de 7 anos. A vacina antitetânica (DT) é administrada a cada 10 anos a partir dos 7 anos, considerando as doses anteriores de Pentavalente e DTP.

A vacina contra a febre amarela pode ser aplicada em pessoas que nunca foram vacinadas ou que não possuem comprovação de vacinação. Também é oferecido o reforço para quem recebeu a primeira dose antes de completar 5 anos.

A tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) é aplicada aos 12 meses de idade. As crianças devem completar duas doses, conforme sua situação vacinal, enquanto os adultos devem receber duas doses até os 29 anos e uma dose de 30 a 59 anos. Profissionais de saúde também podem tomar duas doses do imunizante.

A vacinação contra a covid-19 passou a ser obrigatória para crianças entre seis meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes (com autorização médica a cada gestação) e idosos, que devem ser vacinados a cada seis meses, assim como os imunocomprometidos com mais de 12 anos.

O imunizante também está disponível para gonçalenses com mais de 12 anos que fazem parte de algum grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde. São eles: pessoas que vivem em instituições de longa permanência (ILPIs), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, profissionais do sistema prisional e pessoas em situação de rua.

“Eu acho muito interessante esse serviço da prefeitura, proporcionando essa ação em um local que muitas pessoas frequentam e de fácil acesso. Além disso, conseguimos ser atendidos rapidamente. É bom poder passear e aproveitar para cuidar da saúde”, afirmou Luciano Nascimento, de 48 anos.

Para a vacinação, é necessário apresentar o cartão do SUS, a caderneta de vacinação e a identidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support