Prefeitura de São Gonçalo amplia atendimento a pacientes com tuberculose

Prefeitura de São Gonçalo amplia atendimento a pacientes com tuberculose
Todas as unidades de saúde da família, clínicas e polos fazem exame para detectar a doença | Foto: Júlio Diniz

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado em 24 de março, a Prefeitura de São Gonçalo anunciou a ampliação dos atendimentos para diagnóstico e tratamento da doença. Com a descentralização dos serviços, todas as unidades de saúde da família (USFs), clínicas e polos sanitários do município passaram a oferecer consultas e exames para detecção da tuberculose, facilitando o acesso da população aos cuidados necessários.

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2024, São Gonçalo registrou 894 casos da doença. Somente até o dia 14 de março deste ano, já foram contabilizados 180 casos. A tuberculose, uma doença infectocontagiosa transmitida pelo ar, pode apresentar sintomas como tosse persistente por mais de duas semanas, febre baixa, falta de apetite, perda de peso, cansaço excessivo, falta de ar e suor noturno.

Diagnóstico e Tratamento
A subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane, reforçou a importância do diagnóstico precoce e do tratamento completo. “O tratamento dura, em média, seis meses e não deve ser interrompido. Caso contrário, pode levar à resistência aos antibióticos, complicações graves e até óbito, além de aumentar o risco de transmissão”, destacou.

A coordenadora do Programa de Tuberculose, Rozania Maria Ferreira de Castro, explicou que, após 15 dias de tratamento, o paciente já não transmite mais a doença. “Com 30 dias, os sintomas melhoram, mas o tratamento deve ser mantido para a cura completa e evitar a contaminação de outras pessoas”, afirmou.

Locais de Atendimento
Os pacientes podem receber tratamento em 26 unidades de saúde, incluindo os polos sanitários Paulo Marques Rangel (Porto do Rosa), Washington Luiz Lopes (Zé Garoto), Hélio Cruz (Alcântara) e Augusto Sena (Rio do Ouro), além da Clínica da Família Dr. Zerbini (Arsenal) e diversas USFs espalhadas pelo município. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O tratamento é gratuito e inclui um auxílio alimentação mensal para os pacientes que seguem corretamente o acompanhamento médico.

Exames e Detecção
Os exames para detecção da tuberculose, como a baciloscopia de escarro, Teste Rápido Molecular e teste de sensibilidade, são oferecidos gratuitamente em todas as unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Pessoas que apresentarem tosse com secreção por mais de três semanas podem realizar o teste sem necessidade de agendamento prévio. Já o exame PPD, indicado para quem teve contato com indivíduos infectados, é realizado em polos sanitários específicos às segundas, terças e sextas-feiras, das 8h às 12h.

Prevenção e Vacinação
A principal forma de prevenção da tuberculose começa na infância, com a vacina BCG, aplicada em bebês ao nascer até os quatro anos de idade. Além disso, o uso de máscaras em ambientes fechados ajuda a reduzir a transmissão não só da tuberculose, mas de outras doenças respiratórias.

O secretário de Saúde, Gabriel Mello, destacou os avanços na cobertura do atendimento. “Antes, realizávamos exames em apenas cinco unidades. No ano passado, esse número subiu para 35, e agora todas as unidades de Atenção Básica foram capacitadas para diagnóstico e tratamento”, afirmou.

Com essa ampliação, São Gonçalo reforça o compromisso no combate à tuberculose, garantindo mais acesso à população e aumentando as chances de diagnóstico precoce e cura da doença.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support