Maricá pode ser a primeira cidade do Brasil a oferecer técnica avançada de tratamento do câncer

Maricá pode ser a primeira cidade do Brasil a oferecer técnica avançada de tratamento do câncer


Prefeito visita o Centro de Protonterapia, em Madri, que prestará consultoria para a instalação de unidade semelhante no município

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá, visita nesta terça-feira (18/03) o Centro de Tratamento de Prótons de Madri, na Espanha. O local é considerado referência mundial no tratamento oncológico por prótons. Uma parceria está sendo firmada com o Grupo Quirónsalud, mantenedor do equipamento, para que aconteça a instalação em Maricá do primeiro Centro Brasileiro de Protonterapia.

A ideia é que a Prefeitura aporte recursos para a instalação do centro no município. O equipamento será operado pela Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE), coordenadora da Universidade de Vassouras, instituição que oferece cursos de graduação no campus de Maricá, entre eles o de Medicina, por meio do Passaporte Universitário.

O Grupo Quirónsalud também vai prestar suporte e formação de especialistas na área. Está prevista a realização, durante a agenda desta terça-feira, de apresentação sobre as tecnologias e avanços no tratamento por prótons, com visita guiada às instalações e equipamentos de ponta utilizados nos tratamentos. Em seguida, haverá reunião técnica sobre a cooperação científica e formativa com a FUSVE e o projeto de Maricá.

Tecnologia de ponta

A Protonterapia é uma das tecnologias mais avançadas criadas até o momento para tratamento oncológico, considerada mais precisa e com menos efeitos colaterais. No Brasil, ainda não há nenhum centro que ofereça esse tipo de tratamento a pacientes oncológicos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support