Itaboraí avança na regularização fundiária com a emissão de aproximadamente 864 títulos de propriedade e concessão de uso

Itaboraí avança na regularização fundiária com a emissão de aproximadamente 864 títulos de propriedade e concessão de uso

Na última segunda-feira (10/03), o secretário municipal de Habitação e Serviços Sociais , Marcos Alves, se reuniu com o presidente do Instituto de Terras e Cartografias do Estado do Rio de Janeiro (ITERJ), Robson Claudino, na sede do órgão no Centro do Rio de Janeiro, para tratar da regularização fundiária no município. A ação prevê a entrega de 864 títulos de propriedade a moradores das comunidades Reta Velha, Reta Nova e Colônia.

O processo de regularização fundiária visa garantir segurança jurídica às famílias, permitindo que os moradores tenham o título de legitimação fundiária.

Segundo o secretário municipal de Habitação e Serviços Sociais, Marcos Alves, a Prefeitura tem atuado ativamente para garantir o avanço do processo e atender às demandas da população.

“O prefeito tem nos sinalizado a importância desse processo para garantir dignidade e segurança para os moradores. Estamos trabalhando junto ao ITERJ e ao cartório para viabilizar essa entrega o mais breve possível”, destacou o secretário.

O presidente do ITERJ, Robson Claudino, ressaltou os desafios do processo de regularização fundiária, mas também os avanços obtidos devido à parceria com a Prefeitura de Itaboraí.

“A regularização fundiária é um processo burocrático e complexo, mas conseguimos avançar bem porque a Prefeitura de Itaboraí tem sido uma parceira presente, o que facilita muito. Nossa equipe técnica já realizou a etapa de campo, cadastramento e documentação, e agora estamos avançando no processamento dos títulos,” explicou Claudino.

A previsão é que, nos próximos meses, os títulos preliminares sejam entregues, garantindo aos moradores o reconhecimento oficial da posse pelo Estado até a emissão do Registro Geral de Imóveis (RGI).

A área denominada Colônia entrará na segunda etapa do processo, pois já havia sido titulada anteriormente, mas passou por uma grande expansão populacional e os que ainda não receberam a concessão de uso serão contemplados.

Já as comunidades Reta Velha e Reta Nova estão na fase final de regularização e a expectativa é que todos os documentos estejam prontos até abril. A Prefeitura definirá as datas de entrega dos títulos, que podem ser realizadas em eventos individuais por comunidade ou de forma unificada.

A regularização fundiária é um passo fundamental para garantir o direito à moradia e o desenvolvimento urbano sustentável, permitindo que os moradores tenham acesso a serviços básicos, financiamentos e maior valorização de seus imóveis.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support