Neves vai ganhar nova clínica até o final do ano

Neves vai ganhar nova clínica até o final do ano
Fotos: Fabio Guimarães

Novo equipamento terá capacidade para atender 24 mil usuários por mês

Até o fim deste ano, os gonçalenses – especialmente aqueles que moram em Neves – ganharão uma clínica novinha. Ela vai substituir a atual Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro e agregar novos serviços. Para isso, ela está sendo preparada em um grande terreno entre as ruas Oliveira Botelho e Barão de São Gonçalo.

A construção já está erguida e com laje. A obra está na fase da confecção do muro externo e preparação para a pavimentação do terreno, possível após intenso trabalho de preparação para estabilização e ordenação do fluxo de águas pluviais. Também está sendo feito o fechamento de alvenaria nos telhados e calhas. As paredes internas foram reparadas para receber a pintura.

A nova Clínica Municipal de Neves vai atender 24 mil usuários, dobrando a capacidade de atendimento da USF Neves. A unidade vai oferecer exames de imagem: tomografia, mamografia, raio-x e ultrassonografia; exames laboratoriais de sangue, urina e fezes; médicos generalistas, especialistas, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipe eMulti com nutricionista, fisioterapeuta, educador físico, assistente social, psicólogo e fonoaudiólogo.

“Essa é mais uma unidade que vai ajudar a desafogar e descentralizar alguns serviços, principalmente os exames de imagem. Estamos construindo novas clínicas e USFs com mais serviços para atender a população. A intenção é sempre melhorar a oferta em quantidade e qualidade, sem esquecer da humanização – sempre exigida pelo prefeito Capitão Nelson”, disse a secretária de Saúde de São Gonçalo, Dra. Bianca Serour.

A unidade terá salas de espera, consultórios e salas com banheiros adaptados, consultórios para os atendimentos médicos, consultório odontológico, salas de raio-x dentário, raio-x, ultrassonografia, mamografia, tomografia, curativos, imunização, multiuso, de acolhimento, coleta laboratorial, estoque, esterilização, escovódromo, fraldário e salas para funcionários, banheiros para a população em geral e adaptados.

As obras seguem todas as normas e protocolos de instalação do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com climatização e acessibilidade (rampa, piso tátil, barras, banheiros adaptados para pessoas com deficiência e com campainha de alerta) – tudo conforme as normas RDC 50, que diz respeito aos ambientes e a NBR 9050, sobre acessibilidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support