Cadastro Único vai ganhar nova plataforma em março

Cadastro Único vai ganhar nova plataforma em março
Foto: Ascom

Novo sistema vai trazer mais segurança e agilidade nos atendimentos

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo vai manter o atendimento aos inscritos no CadÚnico em todas as suas unidades durante o processo de implantação de nova plataforma do sistema. A mudança foi anunciada pelo governo federal, que irá realizar a alteração a partir de março. Todos os CRAS e a Coordenação do Bolsa Família do município irão funcionar normalmente durante a mudança da plataforma.

Segundo a secretaria, o pontos de atendimento só serão fechados no período do feriado de Carnaval. Como o atual sistema ficará fora do ar, os serviços serão realizados manualmente, até que a nova plataforma esteja em operação, mas não haverá interrupção dos atendimentos, que poderão sofrer alguma lentidão no período.

O novo Cadastro Único será automatizado, no intuito de simplificar o preenchimento das informações das famílias e evitar erros. O sistema também vai contar com uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento a fim de garantir eficiência e deter fraudes. A mudança no sistema, que vai entrar em vigor em março, é coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com a Dataprev.

No sistema atualizado, o atendimento não terá que ser interrompido por falta de internet. Será possível realizar cadastros e atualizações utilizando um aplicativo para dispositivos móveis (tablets ou celulares). Os dados coletados serão sincronizados automaticamente assim que o dispositivo se conectar à internet. Os cadastros físicos continuarão disponíveis e os formulários impressos permanecerão como uma alternativa para inscrição e atualização de dados das famílias, em caso de necessidade.

Cabe citar que o Número de Identificação Social (NIS) será substituído pelo Cadastro de Pessoa Física (CPF), que se tornará a chave única de identificação dos cidadãos no Cadastro Único, essa mudança facilita a gestão dos benefícios e evita duplicidades.

A plataforma terá um ambiente exclusivo para capacitação online dos operadores municipais, que teve início nesta quinta-feira (20). Além disso, os funcionários irão receber um treinamento presencial para fixação do conteúdo, ministrado por um instrutor licenciado pelo MDS.

O Novo CadÚnico irá funcionar da seguinte forma: Quando um dos operadores do sistema for preencher o campo com o CPF do beneficiário, as informações serão processadas automaticamente de diferentes bases do Governo Federal, como a de óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal, Previdência Social, entre outros.

Cronograma de implantação:

28 de fevereiro – O sistema antigo (Versão 7) será desativado para migração de dados.

1° de março – Disponibilização do aplicativo offline para coleta de dados.

17 de março – Implantação da nova plataforma offline para cadastro e atualizações.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support